Monday, June 26, 2006

REUNIÃO DO «PIARÇA NO CHÃO»

Conversa telegráfica entre El-Rei e apoiante Barrotes.

Barrotes convoca uma reunião do “Piarça no Chão” para 5.ª feira, à lista normal acrescenta o Xico Pulha.

- O Xico Pulha? Pergunta incrédulo Barrotes, mas… Majestade ele não tem sido convocado para as reuniões do movimento de apoio a Vossa Majestade.

Faz o que te mando, não te esqueças que está para breve a Eleição da Gerência da Fundição Ervas e que ele é o Chefe da Mesa e tem de estar “tudo controlado”, vao lá estar "novos burgueses" que se quererão intrometer na administração da Fundição.

No dia seguinte, El-Rei outra vez:

Barrotes convidás-te o gajo do Coche Dandle Rovre verde da Amadora?
Sim Majestade, como sempre, ele faz parte da lista dos convocados, responde Barrotes.

Desconvoca-o, vão lá ser tratadas umas coisas que esse gajo não pode saber, diz-lhe que não há nada interessante e que não vale a pena vir de tão longe, estafar os cavalos.

- Com certeza, Sua Majestade, o seu desejo é uma ordem.

NA NOITE DA REUNIÃO.

Bobo da Corte ao ouvido de Sua Majestade – Mas que está aqui a fazer o Aio Eng.º Porreirinha?

Não sei Rodas, não andaste a mandar fazer uns óleos aí dos buracos do pelouro do gajo? O gajo deve ter sabido. Inventa uma desculpa, mas não reveles a nossa manobra, ele não pode saber, por nada deste mundo que eu estou por detrás disso.

- Com certeza majestade - respondeu Rodas - esse gajo anda para aí armado em verdadeiro El-Rei a dar a entender ao povão e à plebeuzada que é o resolve-tudo e agora já fala para as folhas da imprensa em nome do Rei, mas quem pensa esse gajo que é?.

Claro Bobo (responde El-Rei) mas eu sei meter esse gajo no sítio. O posto de vice-rei já eu lhe retirei e ofereci-o à Banda, ele ainda não percebeu que é para o despachar, tem de levar um empurrão a sério, quero o Barrotes na corte e sempre que puderes espezinha ainda mais o Canito, esse gajo andou para aí a dar à língua que ia regressar à corte e que eu ia deixar o reino para ir para o Aeródromo da Lota.

Entretanto chega o homem da Amadora, o Bobo fica empolgado e volta a pedir apoio a El-Rei com o olhar, El-rei faz-lhe um aceno e o Rodas intervém.

- Caro Podédio, não foi avisado que a sua presença era desnecessária, ou que tinha havido um engano e escusava de se meter em despesas e vir até Piarça? Sim (responde Podédio) mas como eu já estava em Piarça quando recebi o telegrama…

Rodas levanta a mão, não o deixa continuar e faz o discurso previamente combinado das incoerências, das duplas tomadas de posição, do seu visível interesse (além dos limites) pelos assuntos do Reino e do seu confronto e não acatamento das vontades de Sua Majestade e os boatos que circulavam em Piarça que ele queria o Trono Real.

Podédio mantém a sua habitual e inalterável calma, aguenta firme o raspanete do Bobo, alega as sua razões e despede-se dos presentes abandonando a sala.

Entretanto após alguns episódios menos interessantes um dos pintores do reino informa os membros do “Piarça no Chão” que o Bobo Rodas era um traiçoeiro que andava a atacar pelas costas o aio Eng.º Porreirinha e que não eram maneiras correctas de tratar assuntos da Corte, devia ter a coragem de lhe dizer cara a cara o que tivesse para dizer e não andar com manobras que mais se assemelhariam a punhaladas nas costas.

O Bobo com o seu habitual ar de gozo, inventa umas desculpas esfarrapadas, para ficar bem visto perante todos em especial do Porreirinha.

Pena não terem sido registados nos anais da reunião a intervenção de ilustre Piarcense, que saiu em defesa de Podédio e de Porreirinha, pondo no seu devido lugar o Bobo Rodas, acusando-o de falso e pessoa de duplo carácter que tanto podia afagar o braço de um amigo como depressa o mataria com mesquinhas traições.

A reunião acabou, foram saindo os presentes, mas alguns munidos dos seus telegrafos móveis ainda trocaram informações entre si antes de retornarem ao aconchego do lar.

O Bobo esfregava as mãos de contentamento, a cisão do «Piarça no Chão» estava só no começo, em breve ele voltaria a dominar. O conspirante da Amadora queria então ser Rei? Nem por cima do cadáver dele...

É da história que os nossos monarcas sempre deram ouvidos aos bobos, eles tanto lidavam com as Damas da Corte como com os mais distintos Cortesãos, por isso mesmo, muitos reis conseguiram acabar com as conspirações e aniquilar os seus supostos "inimigos".

7 Comments:

At 9:01 AM, Anonymous Anonymous said...

piarça no chão nunca terá a razao

 
At 7:50 AM, Anonymous Anonymous said...

Mais uma:
"...pelo menos uma das cartas anónimas conteria em anexo a 2.ª via da factura de compra de equipamentos para o agrupamento de escolas, obtida num estabelecimento comercial ilegalmente, por pessoa que teria dito ao empregado de balcão que os serviços da escola necessitavam de uma 2.ª via da factura.
Dada a modernidade do estabelecimento e o facto do mesmo ter sistemas de vigilância vídeo e gravação de som 24 sobre 24 horas, a pessoa que supostamente se fez representar como dirigente da escola já estará identificada, não só pela imagem como pela voz."

fonte: rotundaseencruzilhadas.blogspot.com


Alguem que conte o que se passou! Cheira-me a El Rei Trevo e sus muchachos!

 
At 5:30 AM, Blogger Trevo do Mar said...

Caro e bom amigo Gato Real.
Agradeço os parabéns que dirige aos autores do Trevo do Mar, “ainda que no anonimato esquecem-se que se pode reconhecer a autoria pelo estilo de escrita, forma de expressão e conhecimentos politico-sociais!!! “(sic).
Não sei se assistiu ao nascimento desta Blog-Novela Interactiva, ou se apenas a começou a ler agora, mas para descortinar o estilo de escrita e a forma de expressão dos autores, é capaz de ser um cadito difícil, uma vez que os episódios são uma amálgama um bocado heterogénea de comentários que iam sendo publicados no blog e colados a outros textos e dicas que me chegavam por mail.
Fui avisada que El-Rei era capaz de chamar a D. Judite por se achar difamado nesta brincadeira. Não creio que El-Rei o faça, se o fizer está a enfiar a carapuça e portanto a sentir-se retratado nesta novela interactiva, por outro lado se a D. Judite começar a ler alguns episódios da novela que falam de compras de terrenos e de outras coisas mais, El-Rei é capaz de espetar com o burro nas couves, ao despoletarem-se algumas investigações.
Também era chato para El-Rei vir a constatar que aios, ex-aios, escudeiros, cortesão, damas de corte podem estar a participar nos comentários, porque invejas entre este pessoal da corte e falta de palavra de Rei, é uma coisa que já vem desde a formação do nosso Portus Cale.
Como bem sabe a nossa história antiga e recente está cheia de gente que tem de tudo na cara, menos vergonha, e a falta de palavra, as frases ditas “noutro contexto”, o dar o dito por não dito e até a negação da realidade, são disciplinas ou “cadeiras” que qualquer político que se preze, passou com elevada nota ou até se doutorou com distinção.
De qualquer modo, gostei do seu comentário e fico à espera de outros do Gato Real e não brinque só na cama, venha também para rua brincar connosco!

 
At 3:09 PM, Anonymous Anonymous said...

De binoculos, será de Santarem ? de Câmara Municipal ? não, não tens estilo para escrever desta forma.
Boa noite.

 
At 5:14 PM, Anonymous Anonymous said...

Tenho lido com atenção este blog e feito uma análise pessoal sobre as opiniões dadas aos assuntos(!...)expostos.S0bre a reunião de Piarça no Chão só um elemento do partido e presente constataria tal facto.Se assim foi dá para pensar como desfolhada está a nossa Rosa.talvez porque estão a ser colocados funcionários na Câmara que nunca foram rosa(mas talvez passaram a ser)em vez dos próprios familiares do partido que pretendiam um lugarzito.Como diz o ditado:Zangam-se as comadres ,descobrem-se as verdades.

 
At 5:15 PM, Anonymous Anonymous said...

Tenho lido com atenção este blog e feito uma análise pessoal sobre as opiniões dadas aos assuntos(!...)expostos.S0bre a reunião de Piarça no Chão só um elemento do partido e presente constataria tal facto.Se assim foi dá para pensar como desfolhada está a nossa Rosa.talvez porque estão a ser colocados funcionários na Câmara que nunca foram rosa(mas talvez passaram a ser)em vez dos próprios familiares do partido que pretendiam um lugarzito.Como diz o ditado:Zangam-se as comadres ,descobrem-se as verdades.

 
At 4:41 PM, Anonymous Anonymous said...

(Ciatação de Gato Real)


"1.Dispor das fontes e organisá-las por ordem de sujeito."


Como estamos aqui numa de portugues(a falta de acento circunflexo é mesmo do teclado)convém dizer que o verbo ORGANIZAR continua ( até quando não sabemos) a ser escrito com "Z".

Houve certamente um desvio de tecla por parte do seu autor. Acontece.

O reparo serve apenas para os iniciados na língua mãe que poderão ser induzidos em erro.

Cumprimentos do Inea

 

Post a Comment

<< Home